BIOGRAFIA DO Pe. HENRI JACQUEMART (1921- 1988)

Henri Jacquemart (Foto quando criança no meio),  nasceu em Cannes, cidade do festival de cinema da França, no dia 21 de Dezembro de 1921.
Fez sua primeira comunhão no dia 31.03.1929.
Ordenou-se como sacerdote em 31.03.1945 na Catedral Notre -Dame de Paris. Ficou 13 (treze) anos como vigário cooperador, na paróquia de Santo André na França (Fotos abaixo, com sua família e em sua primeira missa na França).
Chegou ao Brasil, em Recife-Pe, no dia 07.08.1963, na Paróquia do Senhor Bom Jesus dos Passos em Maruim - Sergipe. Depois, foi para Paróquia Santa Terezinha no Mato Grosso, mas precisamente as margens do rio Araguaia, onde teve a oportunidade de aprender algumas palavras da língua dos índios Carajás.
Comemorou seu aniversário de 50 anos com seus pais na França. De volta ao Brasil, foi para a cidade Palmares, em Pernambuco passando 05 (cinco) anos nesta Diocese.
Chegou em São Luís no dia 13.06.1981, dia de Santo Antonio. Acolhido pelo Pe. Xavier Gilles de Maupeou d’Ableiges. Apresentou-se a Dom Afonso em Brejo, sendo designado para a Paróquia de Urbano Santos -Ma em 18.06.1981, final do festejo do Corpo de Cristo (que foi celebrado com a festa do Coração de Jesus).
Pe. Henri foi pastor da Igreja Nossa Senhora da Natividade, em Urbano Santos por 06 (seis) anos e 07 (sete) meses. Foi colaborador das Paróquias de São Benedito do Rio Preto, Barreirinhas e Vargem Grande.
Como bom Pastor, prestou seus serviços de evangelização aos mais pobres, dedicando sua vida religiosa aos doentes e necessitados. O mesmo exercia seu trabalho com muita rigidez e fidelidade, chegando a citar na sua própria autobiografia que: “- (após) o aniversário dos meus 50 anos voltei para Pernambuco... cidade de Pesqueira, diocese e cidade dos doces...mas nem por isso o meu caráter ficou adoçado.”
Era devoto fiel de Maria.Fundou na Paróquia o grupo: “Legião de Maria”.
Contudo, depois de uma enfermidade sem remissão, veio a falecer no dia 04.02.1988, sendo sepultado na Igreja Matriz em Urbano Santos/MA.
CLIQUE PARA AMPLIAR - DOCUMENTO AO LADO: doc. Reg.no Livro de Tombo, Arquivo Paroquial de Urbano Santos Às fls 180v a 181 sob nº 231977-Autobiografia.
POR: Luziene Sousa Macedo, baseado na autobiografia de Henri JACQUEMART, trasladada por José Alves Portela, então secretário Paroquial.

Fonte consultada: Livro de Tombo, Arquivo Paroquial de Urbano Santos, Às fls 180v a 181 sob nº 231977-frente. VISUALIZE O ORIGINAL NA ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
                                              Agradecimentos,
Às Senhoras Bernadete Aguiar, Luici Carvalho e colegas Patrícia Carvalho e Izanda Aguiar, pela colaboração para realização desta pesquisa.

2 comentários:

  1. Através de um grande homem, certamente há uma grande história e é de grande importância que os jovens de hoje tenham conhecimento sobre a trajetória vivenciada por este Pe.que fez parte da história de Urbano Santos, como cidadão e principalmente como líder religioso.
    Parabéns!!!!!
    Ass;Izanda Aguiar

    ResponderExcluir
  2. vc estão de parabéns....

    ResponderExcluir