O PODER DE UMA PALAVRA

No ano de 1970 ocorreu na cidade de Urbano Santos, a prisão dos padres José Antonio Monteiro Magalhães (Foto ao lado) e ~Francisco Xavier Gilles de Maupeou d’Ableiges (Foto abaixo)  que decorreu de uma denúncia local, pelo uso da palavra comunidade sendo esta relacionada ao comunismo uma vez que, os mesmos vieram estabelecer as chamadas CEB’S, Comunidades Eclesiais de Base na região, houve prisões e torturas, a cidade vivia sob tensão e medo, e houve muito clamor popular pelo fato ocorrido.
O comunismo é um sistema social, político e econômico desenvolvido teoricamente por Karl Marx, onde sua teoria defende que as classes sociais no capitalismo vivem como numa forma de domínio de homens que detêm posses e homens despossuídos, no entanto acredita, em várias de suas vertentes, que é possível construir uma sociedade igualitária para todos sem explorados nem exploradores.

Em comum a esse acontecimento, é que segundo relatos, muitas pessoas viviam sob um regime de “semi-escravidão” onde, utilizavam a força dos trabalhadores para fins econômicos de lucro da propriedade privada da terra. Diante desta determinada situação, os padres fundaram as Comunidades de Base, que eram associações religiosas, as quais tinham como objetivo a pregação libertadora da palavra de Deus.

Leia abaixo, o Jornal Pequeno da época.
CLIQUE PARA AMPLIAR.
Por Izanda Cristina Aguiar

2 comentários:

  1. Adorei seu trabalho, parabéns.Você como sempre criativa e dedicada.
    sua sempre colega:

    Luziene.

    ResponderExcluir
  2. Sou JOSE ANTONIO BASTO, poeta e pesquisador de nossa história, em 2001 conclui uma obra em poesia épica, de 2 anos de minuciosas pesquisas com 132 capitulos e 160 páginas, chama-se "REFLEXOS DA MEMÓRIA" onde tem dois capitulos (titulos)que tratam desse assunto desses grandes padres. Em 2008 estive conversando com o Pe. Xavier e ele assinou meu trabalho. Pretendo colaborar com seu museu virtual. Abraços.

    ResponderExcluir