OS PRIMEIROS TELEFONES DE URBANO SANTOS

Em 1951, havia na cidade de Urbano Santos apenas 3 aparelhos telefônicos. O primeiro da agência dos correios, a serviços telegráficos. O segundo na residência do Sr° José Gervásio de Araújo (o seu Juca), pai do Sr° Eider e o terceiro na residência do Sr° José dos Santos Carvalho, (Zeca Maia), pai do Sr° Paulo Silva Carvalho (Pauleca).

Era considerado um sistema de comunicação muito avançado. A instalação e manutenção era feita por pelo Sr° José Gervásio de Araújo.

Sendo que este ao instalar o telefone na casa do Sr° Pauleca, realizou a primeira chamada daquele, como teste.

O funcionamento do aparelho era através de uma bateria composta por um pó químico. Nos serviços de telégrafos, logo foi sendo substituída por uma pilha.





Por Marcia Cristina






Agradecimentos ao Sr. Paulo Silva Carvalho - Pauleca

5 comentários:

  1. Márcia: fico muito feliz por seu trabalho,você colheu um material interessante,pois quem poderia imaginar que um dia nossa comunicação foi assim...e agora vivemos tão globalizados com celulares! Já pensou carregar esse telefone por todos os lados???? seria muito esforço!!! Parabéns.

    Ângela Almeida!

    ResponderExcluir
  2. Márcia; fico muito feliz por sua postagem,é muito interessante,quem dia poderia imaginar que nossa comunicação foi assim...sendo que agora vivemos tão globalizados com celulares!Já pensou carregar esse telefone por todos os lados??? Seria muito esforço!! Parabéns por sua postagem!!!!
    Ângela Almeida!!!!

    ResponderExcluir
  3. ja pensou um trem desse no meio da sua sala sem dúvida iria ocupar um espasso enorme. rsrsr brincadeira sua postagem ta muito interessante parabéns.


    Shelane Mesquita
    E-mail:shelane.fm@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. parabens pela postagem,matei minha curiosidade de saber como funcionar um telefone antiquadro e de ver uma foto dela,muito legal...

    ResponderExcluir
  5. Parabens por sua postagem, sua iniciativa deste trabalho foi interressante.

    Aunila Ramos
    E-mail: aunilaramos@hotmail.com

    ResponderExcluir