A PRIMEIRA CASA DE TIJOLO DE URBANO SANTOS

Em 1954 foi construída a primeira casa de alvenaria com tijolo assado da cidade de Urbano Santos, na antiga agropecuária, hoje rua Davi de Sousa Monteiro bairro Queimadas, até então todas as casas eram de adobe, uma espécie de tijolo de barro cru.



Foi onde morou o primeiro agrônomo que veio para a cidade, Dr° Linhares e sua esposa professora Magnólia, eles que mandaram construí-la.



Depois de um tempo surgiu o Srº Ernandes que trabalhava na Petrobras, que também morou na mesma casa na qual passou a ser o pólo da empresa na cidade de Urbano Santos onde eram guardadas todas as ferramentas necessárias de trabalho.



Mais tarde veio o Sr° João que passou a morar nela no dia 09 de outubro de 1974 com sua família. O mesmo afirma que só foi morar na casa porque o padre Xavier foi quem o levou e pediu que cuidasse da casa por 10 anos. Os anos se passaram e ele permaneceu nela até janeiro de 2009, e em decorrência de problemas na estrutura, hoje mora ao lado, no mesmo terreno.



O nome dele é João Ferreira da Silva, Idade 68 anos e é conhecido como João Martins.
Por Angela Almeida

2 comentários:

  1. angela parabens pela materia ... muito boa .... muito boa a iniciativa otima semana bjuss

    ResponderExcluir
  2. hahahahah,adorei Ângela!
    seu material é de muita importância e importante para os mais novos que não conhecem a história.e o mais importante ainda é que essa antiga pecuária que o povo conhece fica ao lado da minha casa.

    Márcia Cristina

    ResponderExcluir