SE ESSA RUA FOSSE MINHA EU MANDAVA LADRILHAR...

O piso das casas urbanosantenses em tempos remotos, como esta residência de 66 anos localizada no povoado São Bento-Guaribas, em parte era produzido na cidade de Barreirinhas/Ma de forma artesanal.
Sua fabricação consistia em uma massa de barro moldada que ia ao forno e depois de assada dava-se o nome de LADRILHO, seu transporte era realizado através de animais de carga.
“...se essa rua, se essa rua fosse minha... eu mandava, eu mandava ladrilhar, com pedrinhas, com pedrinhas de brilhante, para o meu, para o meu amor passar.”
cancioneiro popular


Por: Maria Edilene Dutra Silva
Agradecimentos à Senhora Maria José da Silva Almeida

2 comentários:

  1. adorei essa materia, pois mostra a minha querida terra,é bom saber que ainda preserva-se material historico que colobore com a cultura de nossa cidade.

    Na casa do meu avô tbm nesse mesmo povoado o piso é feito de ladrilho.

    continue assim pessoal quero ver mais postagens...


    Shelane Mesquita
    Shelane.fm@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. interesantissimo esse piso,qro dizer q essa pagina na web vai enriquecer bastante a cultura de u.s,eu nao sabia quase nada disso e agora tenho conhecimento sobre alguns objetos antigos q fazem parte da nossa cultura,ate mais...
    dyel_fernandes@hot...

    ResponderExcluir