FATO, LENDA E MISTICISMO NO BONFIM: A CIGANA MILAGROSA.

   Há mais de 100 anos, por volta do ano de 1902, aconteceu um fato trágico na fazenda Bonfim, que na época era propriedade o Sr. Paulino Rodrigues de Carvalho.
    Era comum naquela região de tempo em tempo aparecer levas de ciganos que se hospedavam em baixo das mangueiras existentes na propriedade. 
  Em uma dessas levas, chegando em frente a casa grande, vinha montada em uma mula uma cigana grávida de 8 meses acompanhada de seu esposo e seguidos pelos demais ciganos.
   A mula empacou em frente a casa grande, e ela, a cigana, com um rifle, bateu no animal para que este seguisse em frente, a arma disparou acidentalmente e a mula começou a pular, derrubando-os no chão e pisoteando somente a cigana.
   Seu esposo, os demais ciganos e empregados da casa grande tentam sem sucesso dominar o animal que só parou quando a cigana não resistiu mais e morreu ali mesmo, o esposo desesperado matou o animal.
   Sr. Paulino, proprietário, solidário com o acontecimento permitiu que a cigana fosse enterrada na propriedade (Foto ao lado: Túmulo da Cigana), após o sepultamento os ciganos se foram. Voltando de tempo em tempo até não se ouvir mais falar do viúvo.
   Passado algum tempo, os moradores da região começaram a fazer pedidos à memória da cigana, em momentos de aflição: mulheres em trabalho de parto complicado, objetos perdidos, filhos doentes, são alguns exemplos.
   Os pedidos começaram a ser atendidos e a fama da cigana se espalhou por toda a região.
   Ainda hoje pessoas de várias regiões vão até o Bonfim pagar graças alcançadas, acender velas, tocar foguetes e fazer novenas. Este ano(2010) os moradores do local deverão fazer uma capela para o túmulo.
   Sempre despertando muita curiosidade, a cultura cigana é originária da Índia e é marcada centralmente pelo nomadismo. As mulheres se dedicam ao preparo de alimentos, cartomancia, leitura de mãos e a pedir esmolas. Os homens aos négocios e cudados com o patrimônio que carregam consigo para onde vão.

Para saber mais sobre a cultura cigana acesse: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ciganos  
Por: Patrícia Carvalho Coelho

3 comentários:

  1. Muuuuuuuuuuuuuuiiiito interessante.
    Pois, precisávomos de algo que resgatasse a história de nosso municipio......

    Parabens, Patrícia.....

    ResponderExcluir
  2. gostaria que alguem se interessase pra falar sobre as trincheiras do mocambo, situada nas terras do retiro, para os que não sabem as trincheiras estavam prontas mais a guerra( da balaiada) já tinha acabado, essa com certeza é tambem uma página de nossa história que deve ser contada para os nossos descendentes.

    ResponderExcluir
  3. Amigos alguém teria o brasão de Urbano Santos para me fornecer?
    Ou se possível o escudo do Urbano Santos Futebol Clube que disputou a segunda divisão maranhense em 2008?

    ResponderExcluir